top of page

TEMPO COM DEUS OU ANDAR COM DEUS!

Gênesis 5:24 : "Enoque andou com Deus ; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado."


Deuteronômio 8:6 : "Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor."


Salmos 128:1 : "Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! "


Miquéias 6:8 : "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: que você pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus ."


Colossenses 2:6: "Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele ."


O termo devocional não ocorre nas Escrituras . Ele é um adjetivo relacionado à devoção, que expressa adoração ou dedicação espiritual. No entanto, a prática que conhecemos como "devocional" ganhou destaque no meio evangélico apenas no século XX, como uma forma de fortalecer o relacionamento pessoal com Deus. Ela se popularizou com a ascensão dos movimentos evangélicos que incentivavam a leitura diária da Bíblia, a oração e a meditação.


Essa prática tem raízes em tradições cristãs mais antigas, como as reflexões dos puritanos e pietistas, mas foi adaptada para atender a uma espiritualidade mais individualizada e acessível. A palavra devocional origina-se de devoção, que por sua vez vem do latim devotio . Esse termo deriva do verbo devovēre , que significa "prometer solenemente", "dedicar-se através de um voto" ou "sacrificar-se". É composto de de - (indicando "fora") e vovēre ("prometer"), relacionado a votum ("promessa").


Sendo uma prática humana que surgiu no século XX, o devocional como prática de leitura bíblica, oração e meditação não está diretamente fundamentado nas Escrituras. Dado que o termo não provém das línguas originais da Bíblia (hebraico, aramaico ou grego).


Essa cultura de devocional foi criada com um propósito benéfico de levarem os crentes a orarem, lerem a bíblia, terem tempo com Deus, todavia, ela mudou o foco de andar com Deus como ensina a bíblia, para se ter tempo com Deus .


A Bíblia nos exorta a “andar em comunhão com Deus” – uma dedicação constante, não limitada a um momento específico do dia ( veja versos acima como exemplo ). Quando reduzimos nossa comunhão a horários definidos, criamos uma dualidade perigosa: fazemos quando há tempo, mas facilmente negligenciamos quando não há. Já pararam para refletir como essa separação pode nos levar a escolhas inconsistentes?


Por isso, é essencial reconsiderarmos o significado de devocional. Talvez ele não deva ser apenas um momento reservado , mas um estilo de vida : viver com Deus desde o amanhecer até o anoitecer, em cada decisão e atitude. Essa comunhão contínua é exemplificada em grandes personagens da fé – como Enoque, Noé, Abraão, Davi, Daniel, Paulo e, acima de tudo, Jesus –, que nos mostram que estar em constante presença de Deus transforma toda a nossa jornada.


Que nesta manhã você reflita sobre sua caminhada. Será que você deseja apenas momentos devocionais ou prefere viver como as Escrituras ensinam: em constante comunhão com o Senhor? Deus estampou Sua majestade na criação para que nos lembrássemos d’Ele em todo tempo.


" De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam"

(Hebreus 11: 6)

Comments


bottom of page