O DIA DO SENHOR
- Flávio Ezaledo
- 6 de abr.
- 2 min de leitura
Muitas vezes, a justificativa comum apresentada por cristãos para não estarem reunidos no domingo com o povo de Deus é que o "fim de semana" seria o único momento disponível para descansar, resolver questões pessoais, estar com a família, praticar esportes e realizar diversas outras atividades. Essas prioridades acabam, na visão de muitos, impedindo sua participação na comunhão com os irmãos em Cristo.
Por trás dessa justificativa, há uma consciência que busca se aliviar, atribuindo a falta de tempo com a família ou o acúmulo de responsabilidades como as verdadeiras razões da ausência. Mas veja como isso é sutil: ao adotar o conceito de "fim de semana" , perde-se o foco do que a Bíblia ensina sobre a importância de se reunir para adorar no Dia do Senhor (Êxodo 20:8; Hebreus 10:24-25).
Deus, em Sua infinita sabedoria, separou um dia em sete para ser santificado e dedicado a Ele, não só, mas também, para a devida recuperação do corpo e preparar-se para a próxima semana restaurado. Contudo, o significado do descanso semanal foi desvirtuado, sendo transformado em algo voltado exclusivamente para benefícios pessoais.
Perceba como o que antes era chamado de "Dia do Senhor" foi transformado culturalmente em "fim de semana" . Essa mudança de nomenclatura, que adentrou nossas igrejas sem resistência, traz consigo a ideia de que devemos utilizar esses dias para cumprir tudo aquilo que não foi possível durante a semana, sem uma reflexão sobre a verdadeira razão do descanso concedido por Deus.
Resgatar o conceito bíblico do Dia do Senhor significa lembrar da centralidade de quem deve ser adorado, com quem devemos estar e o propósito para o qual adoramos.
Deus renova nosso fôlego de vida a cada dia, para que possamos servi-Lo com alegria e dedicação nos seis dias destinados ao trabalho, e então, no sétimo dia, o Dia do Descanso, somos convidados a cultuar o Grande e Soberano Deus, junto com a comunidade do Seu povo.
Que possamos refletir sobre a grandeza e a santidade desse dia, lembrando que é um tempo precioso para nos reconectar com nosso Criador e com nossos irmãos na fé.
Comments